:

APAS SHOW 2019 leva milhares a galpão para discutir tendências no setor

maio 14, 2019
Evento  reuniu marcas do mundo todo para atrair investimentos 

 

 

Conhecida como a maior feira de supermercados do mundo, a Apas Show 2019 levou para o galpão do Expo Center Norte, na zona norte da cidade de São Paulo, uma multidão interessada em saber das últimas novidades do setor.

Evento que ocorreu entre os dias 06 e 09 de maio, vinha com muita expectativa pela Apas, que buscava superar os números obtidos em 2018. O balanço na edição deste ano, segundo o presidente da Apas, Ronaldo dos Santos, movimentou US$ 330 milhões em negócio internacionais. Com ímpeto de buscar parcerias, estiveram presentes 100.000 pessoas em visitação durante os quatro dias da feira. 23% a mais do que o ano passado.

Nos corredores da Apas Show 2019

A experiência que a feira promoveu agradou Diogo Aquino, sócio da Sabor das Índias, empresa do ramo de pimentas. “Conseguimos contato com mil novos clientes e agora estamos entrando nos supermercados. Antes atuávamos apenas em varejo, vendendo em 9 países – mas agora vamos entrar nas lojas também” afirmou Diogo.

Foram, ao todo, 738 expositores – sendo 200 internacionais contando com a presença de 19 países. Estados unidos, Colômbia e Uruguai são alguns exemplos.  Dos visitantes, 40% eram supermercadistas.

O interesse massivo do grande público em assuntos relacionados ao setor, chamou atenção de frequentadores que nem se quer atuam no ramo, mas tiveram uma boa experiência ao deparar com stands de seus produtos favoritos. É o caso do Henrique Rodrigues que, segundo ele: “[A feira] atingiu e muito minha expectativa. Poder ver as novidades de produtos que sempre compro nos supermercados, além de ter contato com os fabricantes, é uma experiência única. Quando eu ia pensar que conheceria tanta gente interessante? Sabe, então, acho que valeu muito a pena ter vindo”. 

Com um tom mais crítico, Leopoldo Santos também avaliou positivamente a Apas Show 2019. “Ainda está pra nascer um evento com toda essa dinâmica presente aqui hoje, mas talvez tenha deixado a desejar na programação desse último dia. Não critico nada pois foi muito rico o conhecimento que obtive aqui, como por exemplo formas de fazer massas de maneira mais prática, além de equipamentos que fazem cafés muito bons, então não critico, mas acho que as palestras do último dia poderiam ter sido mais interessantes. Só que é uma questão de gosto pessoal”, avaliou o frequentador.  

Com o logo “Super Hack – hackeando supermercados” a feira contou com palestras de especialistas e reuniu o público da indústria, varejo, supermercado e interessados em saber das soluções e medidas para o futuro do setor.

Um dos corredores que mais chamou a atenção dos supermercadistas, era onde se encontravam as startups relacionadas ao tema de tecnologia. Com panfletos, brindes e muito diálogo, os stands nesse espaço vieram para sanar as dúvidas dos frequentadores, sobretudo em relação ao serviço de e-commerce, para entender os motivos que ainda não tem sido implementado, uma vez que essa tendência já se encontra presente no modo do consumidor realizar suas compras. É o que explica Carla Costa e Nídia Fernandes, da startup “Site Mercado”, que cria site a preços baixos para redes interessadas em conhecer o serviço. Segundo Carla, o setor continua tímido quanto a migração para a internet, porém, ultimamente, essa postura vem mudando de maneira enfática. “Está mudando muito rápido.  Está tendo um crescimento exponencial de pessoas interessadas, e os supermercadistas que fecharam com a gente recentemente, já estão registrando crescimento em vendas de uma maneira incrível. O que falta é mais informação e é isso que estamos fazendo. Aqui no evento, por exemplo, só num dia, já conversamos com mais de 200 supermercadistas que estão abrindo os olhos e querem mirar para esse horizonte, dar uma chance para esse modelo de vendas.”, argumentou as consultoras.

Um dos supermercadistas que visitou os stands ligado a tecnologia do setor, foi Gustavo Silva, da rede M Box. Gustavo avaliou que o evento foi muito informativo, principalmente sobre os serviços tecnológicos. Área pela qual tem interesse e o que o levou a frequentar a feira. “O evento em si foi muito bom e eu que vim mais para os stands de tecnologia que é uma área que gosto muito, já estou para fechar planos e iniciar um site na minha rede. Eu, vendo o público presente aqui nesses stands, tudo indica para mudanças no modo de vender produtos de supermercado”, avaliou o supermercadista, que vê com bons olhos o horizonte do setor com serviço de e-commerce. Segundo ele: “isso [a postura do supermercadista] está mudando, e dá para perceber que de forma rápida. Há exemplos muito bons de supermercados chineses que atuam somente com e-commerce e estão tendo lucro como nunca. É uma coisa que as pessoas do setor irão se tocar, mas claro, cada um no seu tempo. Só não pode adiar muito porque acabará ficando para trás”.

Uma das maiores marcas do país, a Ambev também marcou presença

Em diversidade e abrangência de produtos, 60% dos stands no galpão de 75.000 m², dividido em quatro pavilhões foram formados por grandes redes distribuidoras de alimentos e bebidas. 7% com redes de máquinas e equipamentos, 5% de cosméticos e higiene pessoal. Limpeza, embalagem e tecnologia ocuparam cada uma, 3% dos espaços. O restante ficou por conta de serviços financeiros, 2%, e serviços em geral, 17%.

O saldo, no geral, foi positivo, e apesar de quatro dias intensos para quem trabalhou na feira, o evento, sem dúvida, foi memorável para os expositores, os visitantes, bem como para a associação paulista e o setor supermercadista do país em geral. É o que avalia a jovem que atuou no stand da Work – On que, enquanto servia café aos frequentadores para depois tirar foto dos mesmos, não deixou de reconhecer a magnitude do evento e a sua importância. “Vim trabalhar os quatro dias, o segundo e o terceiro foram mais cheios, então, agora no quarto já estou cansada, porém realizada do evento.” Analisou Camila, que concluiu: “É uma experiência única expor a marca de um produto aqui com esse público imenso e pronto para ver o que sua marca tem a oferecer”.

 

COMPARTILHE
OR
checkout@checkoutrh.com.br

11.3259.1969

Redução dos seus custos e aumento da eficiência dos seus colaboradores é o nosso foco, para ajudar a sua empresa a vender mais, todos os dias.

© 2017 Todos os direitos reservados. Densenvolvido por D4G.

Solicite um contato

Varejista

Como prefere o contato?