:

Otimismo para vendas em 2019 no setor é destaque em pesquisa

março 20, 2019

Empresários estão confiantes com a retomada econômica

O índice de Vendas dos Supermercados (IVS) teve ao fim do ano de 2018, um balanço positivo e fechou em alta de 2,32%, se comparado com o ano anterior. O desempenho foi mais robusto que resultados obtidos no setor desde 2013. O melhor em cinco anos. Resultando na virada do ano um faturamento nominal ao Estado na faixa de R$103 bilhões.

Apesar do resultado positivo, a Associação Paulista de Supermercados (Apas), tinha previsto no início do ano um crescimento de 2,5% a 3%, o que não se concretizou ao final de dezembro. Um fator muito importante que não permitiu alcance da meta estipulada pela Apas, foi a alta variação do Índice de Preços dos Supermercados (IPS), que sofreu num ano conturbado politicamente com o incerto resultado da eleição e a greve dos caminhoneiros. 2018 fechou com inflação de 4,33%. 0,33% a mais que o estimado pela associação.

Mesmo assim a confiança do empresário supermercadista é alta para o decorrer de 2019. Em pesquisa realizada pela Apas em janeiro, 60% do empresariado se disse otimista com as vendas em seu supermercado. Ninguém se mostrou pessimista, tendo 40% de neutros. Esse dado vem em ascensão desde o fim do período eleitoral, quando foi anunciado o presidente e os projetos para o ministério da economia. A Apas acredita que a tendência é que essa onda positivista continue crescendo, que o setor deva vender bem este ano, aumentando sua participação no PIB contando com 90% do empresários do setor no estado otimistas. Os demais 10% estão na margem entre neutros ou pessimistas.

Sendo confirmado ou não, 2019 vem gerando expectativas altas no setor. Com um novo governo, a interesse é que haja deflação, aumentando assim o número de vendas e a participação maior dos clientes. Até o momento o apresentado na economia foi de pouca movimentação, como esperado no início de um mandato, mas caso as promessas feitas sejam tomadas, o supermercadista terá motivos para acreditar que 2019 será um ano muito positivo para o setor.    

Veja também – 

 

Empresários querem investir no setor em 2019

Setor contratou muito abaixo do previsto em 2018

Jovens representam 20% dos funcionários no setor

 

 

COMPARTILHE
OR
checkout@checkoutrh.com.br

11.3259.1969

Redução dos seus custos e aumento da eficiência dos seus colaboradores é o nosso foco, para ajudar a sua empresa a vender mais, todos os dias.

© 2017 Todos os direitos reservados. Densenvolvido por D4G.

Solicite um contato

Varejista

Como prefere o contato?