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‘Checkout RH’ cresce em satisfação dos clientes

janeiro 03, 2019

E a empresa traça planos para ir além em 2019

Hoje em dia existem empresas focadas apenas em formar aprendizes. A Checkout RH, por exemplo, se destaca no mercado por ser a única especializada no seguimento supermercadista. Com oito anos de mercado, a empresa já traça metas para 2019. Segundo o diretor da empresa, Lerroy Lima, em relação a contratação e reposição, os planos vem para melhorar em agilidade e efetividade.

A intenção é que os clientes passem o perfil desejado, mas a Checkout terá mais autonomia em indicar perfis melhores, em busca do resultado esperado pelos supermercadistas. Tudo a base de dados. Outra medida será, aumentando parcerias como a Coca-Cola e a Enjoy, por exemplo, que, ao invés de pedir para a empresa novos colaboradores, o próprio cliente também poderá encaminhar os seus para serem treinados no Ibrasa (escola de treinamento da Checkout).

Para aperfeiçoar a capacidade de atender a demanda e fazer indicações certeiras, a Checkout buscará mais conhecimento dos interesses do cliente, em paralelo com uma base ampla de estudo de comportamento dos jovens.

“É preciso salientar que hoje, a Checkout oferece apenas aquilo que o cliente quer, mas agora a empresa buscará autonomia para, indicar o perfil ideal, através de recursos tecnológicos”. Conta Michelle Sales, analista de recrutamento e seleção.

O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa para os empreendedores que buscam reduzir custos com encargos trabalhistas. Esse programa traz benefícios para o empregador, ao permitir a contratação de funcionários a um custo mais baixo. Além de beneficiar os jovens elegíveis, que têm a oportunidade de conquistar sua primeira experiência profissional.

Criada em 2010, a Checkout contava com apenas quatro jovens aprendizes em seu quadro, trabalhando naquele ano. O dado mais recente, de 2018, é de que 1130 aprendizes já passaram pela empresa.

Em 8 anos foram acumulados 36770 jovens cadastrados com interesse, no banco de dados da empresa. Sendo 27996 aprovações desde a fundação. 4369 só em 2018. 

Sobre a qualidade de serviço dos jovens, gerentes de supermercados clientes, têm se mostrado satisfeitos. Lindomar Rodrigues dos Santos, do supermercado Chama, destaca: “Eles são muito bem vindos, hoje você conta com eles, tudo que você pede eles fazem”.

Em junho desse ano, a Checkout RH realizou uma pesquisa com todos os clientes, afim de saber a satisfação pelo serviço prestado. Constatou-se que, em números gerais, os clientes que consideravam contratar dois aprendizes, em substituição de um colaborador efetivo, era de 75,56%. Dentre os motivos mais recorrentes, se destaca as opções “Bom perfil dos aprendizes encaminhados para a loja” com 52,21%, “Formar pessoal internamente, moldado à cultura do supermercado” com 61,76% e “O desempenho dos aprendizes é igual ou superior ao desempenho dos colaboradores efetivos” com 47,06%.

Sobre os motivos que impediram os clientes de substituir um colaborador efetivo por dois aprendizes, se destacam as opções: “Limitação das atividades que os aprendizes menores de idade podem realizar nas lojas” com 70,73% e a “Dificuldade na composição das escalas dos aprendizes” com 39,02%.

Em relação ao acompanhamento, Renan de Sousa Menezes, líder de loja do supermercado Ayumi, acredita que pode melhorar. “Poderia aumentar a visita do supervisor na loja de 1 dia para 2 dias na semana” argumenta.

Em outro dado, a pesquisa perguntava: “De forma geral, quão satisfeito você está com relação a nossos serviços?”, o retorno foi de 93,41% dos que se diziam satisfeitos ou muito satisfeitos. O grau de satisfação se destaca quando os clientes são perguntados se recomendariam a Checkout RH para outros supermercadistas. No total, 98,7% compartilhariam a qualidade dos serviços prestados pela Checkout a outros profissionais do setor.

Para Erenias Santiago Conceição, gerente no supermercado Ayumi, o nível de consideração pela Checkout tem motivo. Segundo ele: “A preocupação que a Checkout tem, tanto com a empresa quanto com o menor é bem satisfatório”.

De maneira enfática, a empresa sempre se prontificou em melhorar os seus serviços, partindo da resolução de problemas abordados com os clientes. Atuando de maneira “horizontal”, ela foca na autonomia de seus funcionários para aderirem as causas mais indagadas por clientes, deixando-os livres, sob a batuta de suas aptidões em desenvolver planos, que são sempre revistos em reunião até o projeto final.

Dessa forma, com um ambiente de trabalho saudável, tendo em seu quadro de funcionários, profissionais de áreas como psicologia, sociologia e recursos humanos, a Checkout busca sempre salientar as brechas de seu serviço, antes de serem percebidas pelos clientes. Buscando pautar as necessidades mais comuns e as mais ambíguas como prioridades e, dentro do seguimento a qual faz parte, a empresa discorre, no que há de mais moderno e tecnológico para enfatizar seus modos inovadores em gestão de pessoas.

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