:

Após eleições: Supermercadistas estão confiantes com resultado

novembro 12, 2018

Mas aguardam pautas liberais do novo governo

 

No dia 28 de outubro de 2018, o Brasil elegeu seus representantes para os próximos quatro anos de governo. Com Jair Bolsonaro, que saiu vitorioso na corrida pela presidência, todos os setores já especulam os retornos que esperam, já para o ano que vem. A APAS (Associação Paulista de Supermercados) disse que “as eleições este ano foram as que trouxeram mais posições radicalizadas”, e que para os eleitos, é importante que saibam que “governarão para todos e não para partes ou para setores da sociedade”.

Com relação ao governador eleito em São Paulo, João Doria, a associação acredita que seus planos vão na direção do aumento de emprego. Com a promessa de ampliar o projeto Desenvolve SP, a APAS acredita que Doria trará o estímulo aos financiamentos e investimentos de micro e pequenas empresas, além de simplificar o processo de abertura de novos empreendimentos.

No plano nacional, o seguimento mercantil se põe à disposição de trabalhar em parceria com o novo governo. Segundo a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), que representa 500 mil empresas e 4,6 milhões de trabalhadores, a busca por Jair Bolsonaro também tem a ver com o seu espectro liberal prometido na economia. Em nota, a confederação cumprimentou o futuro presidente e ressaltou a “urgência” de simplificar os processos que envolvem a abertura de novas empresas.

A pressão por um novo governo voltado ao liberalismo levou grandes setores do comércio brasileiro a se alinharem com Jair Bolsonaro, na corrida eleitoral. Apesar de seus discursos sempre carregados de cunho conservador, a ala comercial brasileira casou-se com o economista da chapa, futuro Ministro da Fazenda, Paulo Guedes, que tem modos de tratar planos econômicos com um viés ultraliberal.

Apesar das incertezas que surgem em período de campanha, o que se viu foi uma forte tendência a um novo fenômeno ao redor do mundo. A onda conservadora tem se espalhado, e não era recente que Bolsonaro se mostrava a frente nas pesquisas, até mesmo pelo específico eleitorado supermercadista. Em um levantamento feito pela revista “Istoé Dinheiro”, na Exposuper, em Joinville, em junho de 2018, constatou-se que dos mais de 400 presentes, 27% já admitia votar em Bolsonaro. Em segundo vinha Henrique Meirelles, com 15% e Geraldo Alckmin era o quarto na ocasião, com 12%.

No levantamento também foi perguntado se “entre os candidatos, houvesse algum que fosse de fora do país, em quem apostariam”. O resultado foi Donald Trump, com 76%. Essa estimativa também ajuda a entender como o conservadorismo tem ganhado peso no país, uma vez que, perguntados sobre “como acham que sua empresa estará daqui a um ano”, 86% acreditam que estará melhor, e 9% acredita que estará igual, no governo bolsonarista.

Com o plano de facilitar a abertura de novos empreendimentos, o que levaria a um aumento da demanda de novos funcionários, será possível que haja um princípio de um novo tempo para os supermercadistas. Na 41ª Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper, realizada em maio deste ano, mostra que o setor encerrou o ano de 2017 com 89,3 mil lojas, um total de 223,7 mil check-outs e 1,822 milhão de funcionários diretos. A pesquisa indica que quando os números de 2018 saírem (em maio de 2019), a tendência é que o quadro seja ainda maior e, dentro dessa perspectiva, supermercadistas devem apostar alto para os índices que dirão os resultados de 2019.

Ainda mais se tratando que a tendência dos consumidores apresentada na pesquisa, era de frequentar de cinco a sete lojas diferentes, em 2017. A tendência para 2018 é de continuidade do quadro, por conta do serviço de E-commerce. Tudo indica que, em 2019, haverá novas lojas com mais recursos tecnológicos. Principalmente se Bolsonaro resolver vestir de fato a camisa do liberalismo, aumentando a possibilidade de ter ainda mais lugares para que o consumidor compre seus produtos.

OR
checkout@checkoutrh.com.br

11.3259.1969

Redução dos seus custos e aumento da eficiência dos seus colaboradores é o nosso foco, para ajudar a sua empresa a vender mais, todos os dias.

© 2017 Todos os direitos reservados. Densenvolvido por D4G.

Solicite um contato

Varejista

Como prefere o contato?